Modos de construir a formação: práticas desenvolvidas por estudantes indígenas e quilombolas na Universidade Federal da Bahia

Modalidade:
Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC)
Orientador(a):
Adriana Miranda Pimentel

O projeto apresentado é um desdobramento da pesquisa intitulada Itinerâncias universitárias: trajetórias de estudantes de comunidades tradicionais na Universidade Federal da Bahia e busca, nesta etapa, compreender a dinâmica que se estabelece entre estudantes indígenas e quilombolas e a Universidade Federal da Bahia a partir das práticas, fazeres e realizações cotidianas construídas no processo de formação destes grupos. O estudo será orientado pela abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, e faz uso de referenciais teórico-metodológicos pautados na fenomenologia hermenêutica, na perspectiva dos itinerários formativos e de diversidade epistemológica na construção de novos modelos de universidade. A pesquisa será construída através da identificação e observação das práticas e realizações, organizadas por grupos, coletivos, núcleos, representações de estudantes indígenas e quilombolas, bem como através de entrevistas realizadas com estes estudantes da Universidade Federal da Bahia. O material textual produzido deverá ser organizado, sistematizado e será objeto de análise orientada pelas perspectivas teóricas citadas. Espera-se que esta pesquisa possa ampliar a produção de conhecimento sobre as possibilidades que estudantes indígenas e quilombolas tem construído para dar conta de um processo formativo mais equânime no ensino superior.

Número de Bolsistas: