Análise comparativa do capital cultural de professores negros e negras, brancos e brancas das áreas de conhecimento 1 e 2 da UFBA.

Ano de Início:

O trabalho analisará o capital cultural dos professores negros e negras, brancos e brancas das áreas de conhecimento 1 e 2 da UFBA. A pesquisa pretende, por meio de amostra probabilística, verificar quais elementos influenciam na trajetória educacional de docentes negros e negras, brancos e brancas da universidade. Segundo Rosemberg (2007) há uma demarcada diferença da escola frequentada pelos brancos e aquela usufruída pelos negros. Muito mais que fatores históricos, serão analisados os aspectos de transmissão intergeracional ou intergrupal que serão observados para se entender as distinções de mobilidade social entre brancos e negros, das referidas áreas. A proposta faz parte de outro trabalho, que já vem sendo realizado, por essa equipe, o estudo em questão, apontou para necessidade do mapeamento e identificação de professores, além de identificar a trajetória percorrida por cada uma das docentes. Nas áreas de conhecimento 1 e 2 temos um total de 1.252 professores cadastrados e armazenados em nossos arquivos. A partir desses dados far-se-á a coleta por amostragem amostra probabilística, em cada área do conhecimento a ser investigada nesta fase da pesquisa.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Angela Ernestina Cardoso de Brito
Quantidade de Integrantes: