Ao sabor dos textos: literatura e gastronomia

Ano de Início:

O projeto Ao sabor dos textos foi concebido com o intuito de promover a iniciação científica de alunos do curso de Letras e de Gastronomia, que tenham interesse em desenvolver planos de trabalho de caráter interdisciplinar com enfoque em literatura e comida. O projeto tem como corpus as obras de autores, preferencialmente da literatura lusófona, que tenham posto a comida em cena, como, por exemplo, Pedro Nava, Eça de Queirós, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Monteiro Lobato, entre outros. Na sua bibliografia, destacam-se as obras que põem em evidência possíveis relações entre literatura e gastronomia, como o livro, de Maria José de Queiroz (1994), A literatura e o gozo impuro da comida e a tese de doutorado de José Roberto Andrade, Gastronomia, sexualidade e poder na obra de Eça de Queirós, orientada pelo Prof. Dr. Márcio Muniz, no ILUFBA, em 2014. No âmbito do Projeto, compreende-se que há muitos modos de abordar a relação entre gastronomia e letras. Apesar de o corpus ser preferencialmente literário, a abordagem pode ser, por exemplo, lexicográfica, no sentido de fazer um levantamento do glossário gastronômico de um determinado autor. Assim como há, do ponto de vista de uma abordagem mais literária, muitas funções que a comida pode ser posta a desempenhar no contexto de uma dada obra. Só para citar alguns exemplos, há casos em que a comida é um elemento cenográfico; outros em que o que se come é um marcador de diferenças de classe e poder; outros em que a comida é modo de comunicação entre os personagens; há outros casos ainda em que a comida é a própria personagem. Por isso mesmo, as especificidades de cada análise serão estabelecidas no âmbito dos Planos de Trabalho. A construção do projeto aqui apresentado e a solicitação de bolsistas para integrá- lo baseiam-se na crença de que seu tema, corpus, bibliografia e objetivos são relevantes, pelas razões já expostas, para a formação dos alunos dos cursos de Gastronomia e Letras da Universidade Federal da Bahia.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Alba Valeria Tinoco Alves Silva
Quantidade de Integrantes: