Arquitetas e Arquitetos negros pelo mundo: mapeamento da presença negra no campo da arquitetura, urbanismo e planejamento urbano

Ano de Início:

"Arquitetas e arquitetos negros pelo mundo: Mapeamento da presença negra no campo da arquitetura, urbanismo e planejamento urbano" é um projeto que integra a pesquisa "Presença Negra no currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo", realizado pela Linha de Pesquisa "Presença Negra na produção da Cidade", do Grupo de Pesquisa Lugar Comum/ PPGAU-FAUFBA (Edital Sankofa PROAE UFBA 2017/2018) . O intuito do projeto é, a partir de uma perspectiva diaspórica, trazer para o debate da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbano, a presença e a produção de arquitetas e arquitetos negros de diferentes nacionalidades, localizados em distintas partes do mundo, construindo assim uma perspectiva transatlântica importante e necessária para a discussão sobre as práticas advindas desses campos. A investigação aborda dimensões como origem, local de formação, área de atuação, principais projetos, referências, publicações, dentre outras informações, com o objetivo de contribuir para a elaboração de um mapa inusual, e analisá-lo a partir de possíveis conexões, ressonâncias, ecos, dissonâncias e particularidades. Nesse primeiro estágio, tem-se como foco apresentar 100 arquitetas e arquitetos negros e suas produções, como pontapé inicial para futuras leituras e análises desse arranjo. Pretende-se, também, através do compartilhamento desse mapeamento, possibilitar que estudante da área possam se utilizar desse site como fonte de pesquisa inicial, ampliando o universo de referências que em geral não abarca arquitetas e arquitetos negros, comumente invisibilizados tanto pela bibliografia acadêmica, quanto pelas publicações comerciais.​No que se refere ao Brasil, a informação sobre etnia/raça de arquitetas e arquitetos urbanistas é um dado inexistente, mesmo junto aos Conselhos e Institutos que representam a classe. Nesse sentido, construímos um formulário e estamos aceitando contribuições voluntárias sobre arquitetas e arquitetos negros brasileiros.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Gabriela Leandro Pereira
Quantidade de Integrantes: