Assédio moral no trabalho em universidade: conhecendo e visibilizando a realidade laboral de docentes, servidores/as técnicos/as e terceirizados/as da UFBA

Ano de Início:

A presente pesquisa está sendo desenvolvida, desde 2018, pelo grupo de pesquisa e extensão em Gênero, Direitos e Políticas para a Igualdade-JUSFEMINA (UFBA/CNPq), coordenado pelas docentes Salete Maria da Silva e Sonia Jay Wright, ambas vinculadas à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Esta investigação científica, que se desenvolve com perspectiva de gênero e suas interseccionalidades, visa mapear, analisar e visibilizar práticas de assédio moral nas relações de trabalho na Universidade Federal da Bahia, buscando, com isto, contribuir para a construção e/ou aprimoramento de políticas institucionais de prevenção e combate a este fenômeno. Neste contexto, a equipe tem desenvolvido estudos aprofundados sobre a literatura nacional e estrangeira, além de colaborar com capacitações, palestras e debates sobre o tema. Foram realizadas entrevistas com sujeitos específicos e, neste momento, tem se buscado ampliar o universo dos colaboradores. Adota-se a perspectiva multimétodo e interdisciplinar, além da colaboração mediante atividades de pesquisa-ação sobre o problema.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Salete Maria da Silva
Quantidade de Integrantes: