Bandas de música no Brasil: aspectos históricos, didáticos e de performance

Ano de Início:

Objetivo: Investigar as práticas de ensino e performance das bandas de música brasileiras, abordando também aspectos históricos desta tradicional formação musical brasileira. Justificativa: a banda de música tem se mostrado ao longo dos anos como a mais importante escola de iniciação em instrumentos de sopro e percussão no Brasil. Após realizarmos uma pesquisa de doutorado sobre a educação em bandas de música escolares (2010), recebemos convites para lecionar mini-cursos sobre bandas de música em vários congressos realizados pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e em diferentes Universidades. Em 2014 aprovamos, em uma parceria com professores da UNIRIO e do IBEC, um projeto de criação de um livro sobre a banda de música no Brasil que será financiado pela FAPERJ. Na UFBA temos recebido inúmeros alunos de graduação e pós-graduação interessados no tema. Trabalhos como o de Santana (no prelo) que abordam metodologias de atividades técnicas a serem desenvolvidas com a banda são importantíssimos para a área no Brasil. Diante do relatado, entendemos ser de extrema relevância a criação de um projeto de pesquisa que aborde o tema em questão. Metodologia: O Projeto de Pesquisa contará com a participação de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFBA, além de possíveis Universidades parceiras. Estes se reunirão sob a orientação deste pesquisador, buscando a troca de informação e divulgação de seus estudos sobre a Banda de Música no Brasil.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Lélio Eduardo Alves da Silva
Quantidade de Integrantes: