Chalumeaux: Interpretação historicamente fundamentada e uso na educação musical

Ano de Início: 
2015
Resumo: 

Este projeto de pesquisa trabalha em três tipos de ações: 1) Desenvolvimento de chalumeaux modernos para tocar com instrumentos modernos e em salas atuais de concerto; 2) Estudos relacionados a interpretação historicamente fundamentada do repertório para chalumeau, usando réplicas de instrumentos do Barroco ou os modernos desenvolvidos no projeto; 3) O uso do chalumeau na educação musical infantil. Investigar o uso de diferentes chalumeaux na educação musical não é apenas ressignificar e revalorizar este instrumento em sua trajetória histórica, mas é também ampliar a qualidade da educação musical oferecida principalmente para crianças no país. Tal inclusão diversifica as opções instrumentais nos cursos de música para crianças. O chalumeau pode enriquecer a educação musical infantil por aumentar as possibilidades de timbres e de expressividade musical em conjuntos instrumentais formados para esta faixa etária, consequentemente, permite também ampliar os desenvolvimentos da percepção e das habilidades musicais dos aprendizes. O projeto tem por objetivo geral investigar aspectos de técnica instrumental e de motivação relacionados à inserção do chalumeau na educação musical infantil. Seus objetivos específicos são: a) desenvolver e identificar equipamentos para tornar a técnica de se tocar chalumeau mais simples e fácil para crianças, b) investigar embocaduras que demonstrem bom desempenho no aprendizado do chalumeau por crianças, c) verificar o rendimento de alunos de chalumeaux em relação aos dos demais instrumentos melódicos em conjunto de educação musical infantil e c) observar a motivação dos aprendizes de chalumeau no processo de introdução do instrumento nestes conjuntos. As etapas metodológicas incluem: a) desenvolvimento de chalumeaux com câmaras apropriadas à boquilha de requinta, b) investigação sobre possíveis combinações de boquilhas e palhetas apropriadas para a faixa etária em estudo, c) observação de embocaduras que facilitem e sejam apropriadas para crianças tocarem chalumeau e d) experimentação da inserção dos chalumeaux em um conjunto instrumental de educação musical infantil.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Joel Luís da Silva Barbosa
Quantidade de Integrantes: 
3