Ciência como cultura na educação básica: uma investigação sobre a história e filosofia das ciências no currículo de ciências

Ano de Início: 
2015
Resumo: 

A importância da história e filosofia das ciências para uma educação científica de qualidade tem sido frequentemente defendida na literatura. Essa defesa conduziu às chamadas abordagens contextuais do Ensino de Ciências, nas quais se propõe que a aprendizagem das ciências deve ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências (ou sobre a natureza da ciência). Esta visão se tornou praticamente um consenso na literatura educacional e, além disso, abriu caminho nas propostas curriculares numa diversidade de países. O Brasil não foi uma exceção a esta tendência e os PCNs para o ensino médio, em particular, incluíram menções à relevância da história e filosofia das ciências na educação científica. Não foi oferecido nesses documentos curriculares, contudo, um tratamento sistemático da abordagem da história e filosofia no ensino de ciências, como temos em outros documentos, a exemplo daqueles produzidos pela American Association for the Advancement of Science (AAAS), nos Estados Unidos. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivos centrais realizar uma revisão crítica e sistemática sobre os debates acerca da abordagem de aspectos gerais e de outras abordagens mais complexas (como a de semelhança de família) no ensino sobre a natureza da ciência (NOS); realizar revisão sobre debates na historiografia da ciência versando sobre o diálogo entre estudos locais e conceitos mais gerais no âmbito da história da ciência; conduzir estudos de desenvolvimento, orientados pela abordagem teórico-metodológica da pesquisa de design educacional, e em colaboração com professores da educação básica, visando testar sequência didática inspirada na progressão de aprendizagem e nos resultados do estudo de estado-da-arte realizado na etapa 1; e desenvolver, com base nos estudos de desenvolvimento realizados nesta etapa, materiais instrucionais baseados na sequência didática investigada. A estratégia metodológica adotada para a etapa 1 da pesquisa fará uso da análise documental (AD) que permite a realização de um processo analítico-sintético conduzindo a uma transformação das informações contidas nos documentos originais em informações organizadas, sistematizadas, criticamente analisadas e interpretadas, logo mais acessíveis e que vão ao encontro dos interesses da pesquisa. Para conduzir a segunda etapa da pesquisa será usada uma estratégia metodológica denominada na literatura de Design Research. O processo de pesquisa baseado em Design Research é cíclico, qualquer proposta educacional nesta perspectiva é compreendida como um projeto a ser desenvolvido e avaliado via investigação partindo sempre de um (ou mais) problema a ser investigado de uma forma interdisciplinar, ou seja, considerando a natureza multifacetada do problema. Os vários materiais instrucionais desenvolvidos e validados pela pesquisa serão disponibilizados para uso por professores da educação básica.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Olival Freire Junior
Quantidade de Integrantes: 
7
Instituições Financiadoras: 
FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia