Cognição, composição e performatividade: experimentos em performance e composição colaborativa

Ano de Início: 
2018
Resumo: 

Subprojeto do projeto de pesquisa "Composição e cognição: ferramentas e contribuições para a Teoria de Compor e o Ensino de Composição", contemplado através do Edital PIBIC/UFBA 2018, com duas bolsas (CNPq_IC e FAPESB). Esse projeto enfoca o ensino de composição musical e seus desdobramentos e contribuições para a Teoria do Compor, a partir da interação entre a semântica cognitiva e a semântica cultural. Tomamos como premissa a formulação de Nagy, de que os processos criativos em música são compostos pela plasticidade dos processos cognitivos e pela fisicalidade dos processos performativos. Enseja-se a criação de estratégias para o compor, a partir de um contexto privilegiado de ensino (Escola de Música da UFBA) e de um profícuo campo de estudo na cognição musical. Enquanto método e ao mesmo tempo resultado, propomos a criação de experimentos voltados para importantes temas do compor, como memória, expectativa e metáforas no processo compositivo. Esses experimentos visam a criação de um ambiente que possibilite as condições necessárias para o aprimoramento dos processos de criação colaborativa. Espera-se que esses experimentos possam resultar em ferramentas para o ensino de composição e de instrumento, a serem posteriormente aplicadas em um contexto de ensino em uma das turmas da Disciplina Composição, da EMUS/UFBA. O referencial teórico abordado é vinculado à chamada cognição musical, com desdobramentos relacionados à semântica cognitiva, à corrente atuacionista (enactivist) das ciências cognitivas, psicologia e linguística cognitivas, dentre outros domínios das ciências da mente e da neurociência contemporâneas. Os conceitos que fundamentam as pesquisas relacionadas têm como referência central o conceito de "mente incorporada" no estudo do sentido musical e dos processos criativos envolvidos nas práticas musicais. Temas centrais envolvem as teorias cognitivas da categorização, estudos da memória, da atenção, a metáfora conceitual e os esquemas de imagem, bem como a expectativa em música, com vinculações aos possíveis impactos no âmbito da teoria da música e da composição, no século XXI.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Guilherme Bertissolo
Quantidade de Integrantes: 
7