Construção de Estratégias para adaptação dos estudantes ingressantes na UFBA

Ano de Início:

O ensino nas Universidades do Brasil vem se transformando ao longo das últimas décadas. Na Universidade Federal da Bahia, (UFBA) essas mudanças estão mais presentes devido a sua reorganização, com a implantação/implementação do Bacharelado Interdisciplinar e dos cursos de nível superior de curta duração, além da abertura de vagas por cotas, dentre outras. Essas mudanças são necessárias e positivas, no entanto é necessário que a universidade esteja atenta a forma com os seus estudantes estão lidando com isto e que promova ações para ajudar no desenvolvimento do estudante, quando necessário.Cunha e Carrilho (2005) aponta que o primeiro ano da graduação ao curso superior é considerado um período crítico, pois exige adaptação e integração ao novo ambiente. Os principais problemas deste processo adaptativo estão relacionados às dificuldades e às exigências das atividades acadêmicas, interpessoais e sociais, à identidade e ao desenvolvimento vocacional dos jovens (Pires, Almeida & Ferreira, 2000). Portanto a UFBA pode colaborar no processo de adaptação de seus alunos. Este projeto tem o objetivo de aproveitar e potencializar o conhecimento dos alunos veteranos sobre a vida universitária na UFBA, no acolhimento dos novos estudantes e com isso colaborar com as ações de acolhimento e adaptação dos estudantes ingressantes na UFBA.A proposta dos grupos de acolhimento será apresentada a toda a comunidade Universitária na Feira de Saúde do SMURB. Alunos novos em dificuldade de adaptação podem ser incluidos nos grupos por demanda espontânea, ou encaminhados pela PROAE ou serviços de assistência ou perícia do SMURB. Serão realizados grupos com 2 monitores e um tutor. Cada grupo deve ter no máximo 10 alunos novos. Cada encontro terá 90 min de duração e 30 min de avaliação, com os seguintes objetivos: Apresentação da proposta e dos participantes; levantamentos das expectativas; Identificação dos problemas vivenciados pelos estudantes e categorizando quanto a questões pessoais, questões com o curso, questões relacionais (com colegas, professores, família e amigos) questões de gestão de recursos econômicos, dentre outras. Levantamento de estratégias coletivas para enfrentamento das questões possíveis.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Suely Galvão
Quantidade de Integrantes: