O conhecimento das diferentes fases do desenvolvimento musical humano propicia aos educadores musicais a fundamentação adequada para o ensino eficiente. A elaboração de planos de curso e de aula específicos às diversas fases etárias de seus educandos torna-se possível e a aprendizagem é, com isso, beneficiada. Esse conhecimento, dentre todas as outras habilidades necessárias à atuação pedagógica, torna-se extremamente relevante quando o foco é a educação musical inclusiva. Este projeto tem como objetivo geral fornecer subsídios teóricos e práticos à área da educação musical inclusiva. Serão realizadas: a) revisões geral e sistemáticas da literatura referente ao desenvolvimento musical humano, de modo a fortalecer o conhecimento teórico na área e b) intervenções experienciais, com o fim de estabelecer critérios musicais e psicológicos para a educação musical inclusiva e testar atividades apropriadas para indivíduos portadores de necessidades especiais. Espera-se, com isso, o desenvolvimento de tecnologia educacional inovadora.
Crescer com a Música: aspectos do desenvolvimento musical humano e suas aplicações na educação musical inclusiva
Ano de Início:
2019
Resumo:
Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Coordenador(a):
Diana Santiago da Fonseca
Quantidade de Integrantes:
6
Instituições Financiadoras:
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico