De grão em grão: a educação pela comunicação em escolas de comunidades tradicionais e quilombolas

Ano de Início: 
2019
Resumo: 

De grão em grão: a educação pela comunicação em escolas de comunidades tradicionais e quilombolas trata de um projeto de Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências, no âmbito do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica na Bahia, criado em 2004 e curricularizado através da Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS BIO A82) Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica na Bahia, que vincula um conjunto de projetos na área de ensino de ciências, formação de professores e divulgação científica, de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltados a um objetivo comum: a cultura científica, criada em 2007. Este projeto também está ancorado na Sala Verde da UFBA, criada em 2007 em edital do Ministério do Meio Ambiente. A pesquisa será conduzida com base no método Educomunica¬ção de Mario Kaplún (1987), Sebastião, Bortoliero e Lira-da-Silva (2013), Sebastião et al. (2014) e Lira-da-Silva et al. (2017, 2018), a partir da condução de Oficinas nos comunidades tradicionais da Bahia, Brasil. O objetivo deste projeto é consolidar uma Rede Colaborativa entre a Educação Básica e a Universidade, associando o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a produção de conhecimento na área das Tecnologias Educacionais e da Comunicação em escolas de comunidades tradicionais e quilombolas, com fins ao fomento de uma Cultura Científica para inclusão social, pautado na Comunicação Popular. Além disso, criar uma Rede de Agências Jovens de Notícias vertebrada na Educomunicação, a partir da produção de conteúdos para Vídeo, Jornal e Rádio, dando voz a jovens de comunidades quilombolas de Salvador, Recôncavo Baiano e Chapada Diamantina, tornando-os protagonista do próprio processo educacional comunicativo na área das ciências; Desenvolver atividades de Educomunicação nas escolas, democratizando o acesso à informação e funcionando como espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental, articulando-se com órgãos e/ou entidades, públicas e/ou privadas, para o desenvolvimento de ações e programas ambientais; e Cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade. Este projeto, de natureza qualitativa, tipo Intervenção, será realizado em Escolas em comunidades tradicionais e quilombolas nas periferias de Salvador e nas comunidades de São Francisco do Paraguaçu (Cachoeira) e Remanso (Lençóis), usando os espaços escolares em horários não utilizados pelas atividades de rotina. O Projeto contará com a implantação das Agências Jovens de Notícia em 6 escolas parceiras e para isso serão conduzidas 4 Oficinas: Jovens Repórteres Científicos - EducomCiência: Produzindo Vídeos Científicos para e com o público jovem, Oficina Web Rádio Jovens Cientistas, Jornal Salinha Verde e Histórias de Cada Um(a). Seus produtos serão organizados e divulgados para participação dos estudantes e professores das edições do 10º e 11º Encontro de Jovens Cientistas em 2019 e 2020 e publicação dos relatos de experiências dos estudantes e professores em formato de artigo na Revista Jovens Cientistas. Apresentamos aqui uma proposta de intervenção com a finalidade de intensificar o contato da Universidade com a sociedade, contribuindo para o cumprimento de seu compromisso social. A multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade devem ser asseguradas pela relação dialética e dialógica entre diferentes campos dos saberes e fazeres necessários para atuação em comunidade e sociedade.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Rejane Maria Lira da Silva
Quantidade de Integrantes: 
2