Diferenças e exclusão: saberes e práticas de jovens em situação de desigualdade

Ano de Início:

Estudos orientados para as juventudes no Brasil e em outros países que vivenciam situações adversas provocadas pela desigualdade. Dentre estas situações, pobreza, violências, preconceito, precariedade estrutural nos diferentes contextos de vida em que se encontram os jovens, situações essas que provocam ou intensificam problemáticas, tais como a deficiência, o sofrimento psíquico, as diferentes formas de exclusão e que podem comprometer sua condição de existência. Além de investigações sobre os aspectos que originam e potencializam estas situações, também interessa conhecer os diferentes contextos onde se situam, bem como as saberes, práticas, tecnologias e/ou recursos (naturais, culturais, relacionais etc) de que fazem uso para lidar com estas situações. Proposta de estudo interdisciplinar em torno de novas epistemologias, e que se interessam por saberes e práticas oriundos de diferentes grupos e contextos socioculturais. Neste sentido, há interesse por diálogos entre a saúde, antropologia, sociologia, filosofias, autores de referências que convergem para uma compreensão do mundo mais plural. Este projeto mais amplo de interesses da pesquisadora integra a pesquisa "Itinerâncias Universitárias: trajetórias de estudantes oriundos de comunidades tradicionais e extrativistas no ensino superior", estudo destinado à compreender como se estabelece o diálogo entre estudantes oriundos de comunidades tradicionais e o saber que reside no modelo universitário hegemônico.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Adriana Miranda Pimentel
Quantidade de Integrantes: