A dimensão histórica, social e transversal do papel da educação em Rousseau e Dewey

Ano de Início:

O projeto tem como escopo discutir o tema da educação na perspectiva da filosofia, para tanto, pretende-se desenvolver uma investigação que possa estabelecer as possíveis confluências entre as ideias e conceitos relacionados ao tema educação desenvolvidos por Jean-Jacques Rousseau e a proposta pedagógica do filósofo norte-americano John Dewey, serão garimpados elementos de semelhança entre a obra pedagógica de Rousseau e os escritos de Dewey, considerando que ambas se apresentam como uma consistente crítica ao modelo de educação escolástico. A primeira foi pensada a partir do modelo social e educacional do século XVIII, enquanto a segunda teve como foco de sua análise a sociedade norte-americana do final do século XIX, início do XX. Pretende-se investigar como Rousseau realiza uma leitura da natureza humana concebendo-a com ilimitada variedade individual e exigindo liberdade para desenvolver-se. Como ele imagina a sociedade estendida a toda a humanidade, considerando que tal sociedade não será contida senão pelo hipotético contrato social? É sabido que a sociedade para Rousseau teria a sua realização, de certa forma, dependente da educação que cada indivíduo recebe por meio de um preceptor. Por outro lado, na obra A Pedagogia de Dewey, Anísio Teixeira discorre sobre a visão do filósofo pragmatista, sobre a posição do mesmo acerca de seu método pedagógico. Assim, algumas perguntas orientam a nossa investigação: Como priorizar a filosofia de Dewey que distingue alguns elementos como a experiência educativa e associando-se ao empreendimento da educação na vida social? A este processo a concepção de natureza é relevante para o filósofo, isso demonstra uma possível influência de Rousseau? O americano defende uma educação como processo no qual o homem aprende através de um percurso progressivo, e todo o seu aprendizado deve estar em conexão com a vida prática. Isso quer dizer que todos os assuntos educacionais devem sempre estar vinculados à experiência? Enfim, como realizar o que conceberam estes dois importantes filósofos? Rousseau e Dewey são considerados grandes teóricos que marcaram de maneira definitiva a relevância da temática da educação do homem para a formação e organização social, certamente eles se somam para a visão de hoje do homem livre e da sociedade democrática. Espera-se com essa pesquisa apresentar elementos sobre ideias e temas a partir das teorias da educação propostas por Jean-Jacques Rousseau e o pensador do século XX, John Dewey.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Genildo Ferreira da Silva
Quantidade de Integrantes: