Dinâmicas semióticas nas trajetórias universitárias de estudantes negros

Ano de Início:

O objeto de estudo deste projeto são as trajetórias universitárias de estudantes negros, considerando a necessidade de produção de conhecimento psicológico sobre a experiência vivida por eles dentro deste espaço específico de educação. Com isso, pretende fornecer elementos para a compreensão de como as vivências universitárias entrelaçam-se com a tarefa desenvolvimental desses jovens negros. Este projeto faz parte de uma pesquisa de Doutorado realizada por Adrielle MatosTeixeira, sob orientação da professora Drª Maria Virginia Machado Dazzani, que objetiva analisar como estudantes negros negociam significações na construção do self nas suas trajetórias universitárias. Para tanto, a pesquisa de Doutorado pretende: 1) conhecer como o estudante negro universitário compreende sua condição racial em sua trajetória universitária; 2) analisar como estudantes negros universitários se relacionam com as múltiplas vozes que participam do seu processo acadêmico-universitário; 3) identificar os recursos simbólicos e outras estratégias utilizadas por estudantes negros para enfrentar eventuais dificuldades encontradas nas suas trajetórias universitárias e; 4) Estabelecer relação entre as políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas da instituição na qual os estudantes negros estão vinculados e como interferem em suas experiências universitárias. A relevância deste estudo reside tanto nos aspectos científicos quanto nos aspectos sociais. No que concerne aos primeiros, o conhecimento produzido ampliará as possibilidades de análise da problemática tratada, uma vez que a maior parte dos estudos que abordam trajetórias de estudantes universitários negros centra-se nos aspectos sociais, políticos ou educacionais. Sobre a relevância social, a partir das análises realizadas sobre as narrativas dos participantes, será possível evidenciar e refletir sobre elementos que constituem essas trajetórias e que, uma vez conhecidos, poderão embasar a estruturação de programas e projetos no âmbito das universidades, voltados para esse público específico.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Maria Virgínia Machado Dazzani
Quantidade de Integrantes: