Diversidade de Gênero na Ciência de Dados: Formação com Base na Experimentação

Ano de Início:

Este projeto visa contribuir com a participação de mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, uma vez que ainda são minorias; e a história tem ocultado exemplos de mulheres que contribuíram e contribuem para essas áreas. Um dos principais conhecimentos atuais requeridos por profissionais destas áreas é a computação ligada fortemente ao processamento analítico de dados. Entretanto, práticas computacionais nas escolas são ainda incipientes ou inexistentes. Embora chamados de nativos digitais, as crianças de hoje não possuem o pensamento computacional e analítico baseado em dados. Assim, este projeto visa criar meios para apoiar a formação de estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) no desenvolvimento do pensamento computacional e estatístico, aproximando-as da área de ciências exatas através do levantamento, exploração, modelagem e análise de dados e informações relacionadas ao seu cotidiano na comunidade.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Karla Patricia Santos Oliveira Rodríguez Esquerre
Quantidade de Integrantes: