Em quase duas décadas do novo milênio, a velocidade com a qual se processam conexões na rede mundial de computadores tem aumentado. O fluxo contínuo de informações e a áudio-visão de certos eventos mundiais, considerados proeminentes por influentes conglomerados de mídia, traz a sensação de simultaneidade dos fatos. O mundo físico é transposto em dados digitais (imagens e sonidos) é formatado para as diversas plataformas de mídia e é exibido como reverberação dos acontecimentos contemporâneos. Com isso, a sensação de proximidade com fatos marcantes de muitas regiões do planeta, especialmente das mais divulgadas pela mídia dominante, é uma constante. A arte de massa distribuída por múltiplas plataformas digitais sustenta um discurso sedutor sobre a audiência mundial não tutorada cuja reação crítica é improvável. A dimensão estética dessas produções de arte massiva e seus discursos são simplificados para seduzir consumidores e vender-lhes mais produtos. Esse macropoder digital da arte de massa clama por una Bildung digital sobre o espetaculoso mundo da tecnologia eletrônica conectada à rede mundial de computadores. Este projeto de pesquisa volta-se para o estudo dos efeitos de transferência dessa simplificação digital pela arte de massa e para a urgência de uma formação abrangente sobre o ambiente "virtual", suas possibilidades e efeitos. Uma Bildung estética-digital para maior interação dos indivíduos e a educação estética em seus diversos campos conceituais podem trazer mudanças significativas à cultura digital contemporânea. As neurociências e a música (neuromusic) se interligam à Digital Bildung e os processos somáticos-digitais dessas interações são objetos pulsantes de observação e analise neste projeto de pesquisa