Educação em saúde como tecnologia de cuidado às mulheres

Ano de Início: 
2018
Resumo: 

A educação em saúde compreende a relação entre o conhecimento e os processos de saúde e doença, visando à promoção da saúde e a aproximação entre a prática profissional e a realidade da população. Em relação à saúde das mulheres, tem-se a educação em saúde como um espaço para relações dialógicas que favoreçam a problematização de experiências de vida. Tais experiências são demandantes de ações de cuidado oriundas das relações de gênero e expressam os limites do poder das mulheres sobre seu corpo e sobre a sua vida. Objetivos: discutir demandas de mulheres para o cuidado sob as bases emancipatórias da educação em saúde; analisar o potencial da educação em saúde como tecnologia de cuidado às demandas das mulheres; construir tecnologias de cuidado em educação em saúde para aplicação nas práticas de cuidados às mulheres. Metodologia: Trata-se de projeto matriz de abordagem qualitativa. Serão utilizados gênero e integralidade como categorias analíticas. Ambas superam a visão tecnicista da atenção à saúde com valorização do contexto em que as demandas das mulheres por cuidado são geradas. A produção dos dados empíricos ocorrerá em unidades da Estratégia Saúde da Família, comportando outros espaços da atenção à saúde das mulheres. A pesquisa será realizada com mulheres usuárias da rede pública e profissionais da saúde . O material empírico será produzido por meio das técnicas de oficina de reflexão, grupo focal e entrevista. A análise do material empírico será realizada por meio da técnica de análise de discurso com base em Fiorin (2004) para o qual o discurso é uma posição social e as formações ideológicas são materializadas na linguagem. Serão respeitados os aspectos éticos dispostos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados desta pesquisa oferecerão subsídios para políticas públicas na atenção à saúde das mulheres. Nessas de inclui a educação em saúde como tecnologia de cuidado efetivada por meio de processos reflexivos, dialógicos e problematizadores. Palavras-chave: saúde da mulher, educação em saúde, tecnologia do cuidado, integralidade, gênero.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Edméia de Almeida Cardoso Coelho
Quantidade de Integrantes: 
11