O enfrentamento da violência escolar constitui-se um desafio histórico para educadores, pesquisadores e agências internacionais. Nesse sentido, a internet e o acesso às informações, possibilitadas pelo uso das tecnologias digitais, podem ser importantes aliadas em intervenções educativas para identificação e perpetuação desse agravo no ambiente escolar. Objetivo: Analisar o impacto de uma intervenção educativa no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento da violência escolar, por adolescente, utilizando as potencialidades oferecidas pelas tecnologias digitais. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção, randomizado, unicego, a ser realizado em uma escola pública na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A população alvo do estudo será a totalidade dos (as) estudantes do ensino médio (900) matriculados no turno vespertino. Após os critérios de inclusão, exclusão, e o cálculo amostral; a população será alocada no Grupo Intervenção (submetidos intervenção educativa com as temáticas de interesse), ou no Grupo Controle (submetidos àintervenção educativa sem as temáticas de interesse). As intervenções serão realizadas em quatro visitas (V): V0 aplicação dos Termos de Assentimento Livre e Esclarecido e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; V1 aplicação de questionário; V2 realização de oficina educativa; V3 reaplicação do questionário. Apenas para o Grupo Intervenção será acompanhada a #violenciaaccsufba nas redes sociais instagram e/ou facebook. O questionário a ser aplicado consta de cinco blocos sobre: situação socioeconômica e demográfica; uso da internet e redes sociais; vitimização e agressão entre pares; interações familiares; e violência escolar. No tratamento estatístico, primeiramente, será realizada a análise descritiva dos dados, estabelecendo-se o cálculo das frequências absoluta e relativa das variáveis categóricas, da média e desvio padrão para as variáveis quantitativas com distribuição normal. Para avaliar a associação entre a ocorrência de violência escolar (desfecho) e as variáveis de interesse (variáveis categóricas de exposição) será realizada a análise bivariada utilizando-se os testes Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, com nível de significância estatística de 5%. Em seguida, as razões de prevalência (RP) das variáveis de interesse e os respectivos intervalos de confiança de 95% serão estimados e proceder-se-á à análise múltipla por meio da Regressão de Poisson com variação robusta para estabelecimento do modelo final. As variáveis que obtiverem p-valor≤0,20 na análise bivariada serão incluídas no modelo multivariado com o procedimento backward, permanecendo no modelo final as variáveis com p valor menor ou igual que 0,20. Será selecionado o modelo final que apresentar o menor valor do critério de informação de Akaike (AIC). Para verificar a associação entre a violência escolar (bullying) em relação às nove dimensões da escala qualidade de interação familiar será por meio da análise de variância ANOVA e o post hoc de Turkey (Z). Obedecendo à Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.º 466, de 12 de dezembro de 2012, por se tratar de pesquisa que envolve seres humanos (BRASIL, 2012), o estudo será submetido à análise do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, por meio da Plataforma Brasil.
Efetividade de uma intervenção educativa no enfrentamento da violência escolar através das tecnologias digitais
Ano de Início:
2018
Resumo:
Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Coordenador(a):
Ridalva Dias Martins Felzemburgh
Quantidade de Integrantes:
5
Instituições Financiadoras:
UFBA - Universidade Federal da Bahia