Empreendedorismo, Arte e Cultura: Desafios Conceituais, Educacionais e Metodológicos

Ano de Início: 
2018
Resumo: 

Na contemporaneidade, o desenvolvimento de territórios envolve a dinamização da economia cultural e criativa, algo que não acontece sem a presença ativa das forças empreendedoras de protagonistas dos setores artísticos e culturais. Apesar de essencial para o desenvolvimento, as pesquisas brasileiras permanecem tímidas sobre as singularidades do empreendedorismo no contexto cultural e artístico. O objetivo desta pesquisa é problematizar, atualizar, aprofundar e ampliar o conhecimento existente sobre empreendedorismo no contexto de setores artísticos e culturais a partir da compreensão dos desafios conceituais, educacionais e metodológicos que lhe são peculiares. Conhecimentos mais apurados sobre esses desafios permitirão repensar as teorias que fundamentam a prática, o ensino-aprendizagem da prática e a pesquisa sobre a prática empreendedora nos setores da economia criativa. Por conseguinte, atuações criativas, políticas públicas e qualificações variadas poderão ser elaboradas e implementadas com melhor sofisticação, relevância e efetividade.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Eduardo Paes Barreto Davel
Quantidade de Integrantes: 
14