O objetivo da pesquisa é sistematizar, problematizar e discutir os potenciais estéticos do empreendedorismo, pois este campo de conhecimento ainda carece de uma compreensão adequada sobre seus desdobramentos estéticos. O primeiro movimento da pesquisa visa integrar os conhecimentos sobre estética organizacional aos estudos sobre empreendedorismo. O segundo movimento enriquece o entendimento de estética empreendedora, ao se concentrar no barroco como patrimônio estético da sociedade brasileira e portuguesa. Nesse sentido, os potenciais estéticos do empreendedorismo são traduzidos em princípios do ?empreendedorismo barroco?. A metodologia de pesquisa inscreve-se na tradição qualitativa e apoia-se em narrativas empreendedoras que marcam o imaginário brasileiro e português. Os resultados da pesquisa permitem (a) aprofundar o conhecimento sobre empreendedorismo (ao integrar a estética organizacional), (b) inaugurar um conhecimento sobre a autenticidade contextual do empreendedorismo (ao integrar a estética barroca), (c) realçar o conhecimento sobre dimensões atuais do empreendedorismo (e.g. paixão, teatralidade, emoção, excesso, arte; ao privilegiar a estética barroca), (d) atualizar o conhecimento sobre a estética de narrativas (ao aplicá-las no contexto do empreendedorismo), (e) estimular a consciência e a expressão estética do empreendedorismo para enriquecer uma educação e produção estética tão original que se torna estratégica para a prosperidade de territórios criativos e culturais.