Estudo das raízes históricas dos modelos de formação em saúde predominantes no Brasil

Ano de Início: 
2019
Resumo: 

Este projeto se insere na inciativa mais ampla do Projeto de Pesquisa Relação entre iniquidades e inovação em saúde: foco em Qualidade-Equidade e Competência Tecnológica Crítica no SUS, aprovado na Chamada MS-SCTIE-Decit/CNPq nº 12/2018 - Pesquisas de inovação em saúde, que, por sua vez, integra o quarto eixo das Linhas de Pesquisa do Instituto de Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde (INTEQ-Saúde), aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPQ/CAPES/FAPS nº 16/2014, a saber, "Qualidade diferencial do cuidado em saúde, com ênfase na formação de pessoal como promotora de tratamentos socialmente desiguais em saúde". Esta linha de pesquisa visa sistematizar conteúdos e resultados sobre práticas avaliativas, a fim de subsidiar processos formativos sobre integralidade e humanização em saúde, fortalecendo políticas de saúde para a redução de iniquidades em saúde, garantia de direitos e atenção integral a necessidades singulares de populações vulneráveis, organizando redes de colaboração para o desenvolvimento do SUS e da formação em saúde. Nesse contexto, torna-se pertinente sistematizar referenciais teóricos e metodológicos para analisar os modelos de formação de profissionais em saúde, buscando identificar categorias teóricas e analíticas para o estudo da Qualidade Diferencial do Cuidado, visando à adequação do subsistema de formação de profissionais às necessidades do SUS. Ao mesmo tempo, busca-se compreender ou explicar (raízes, gênese, determinação) vieses institucionais do sistema de educação superior em saúde no Brasil, frente à sua função social manifesta. O objetivo geral deste projeto consiste em analisar a gênese do modelo de formação superior em saúde no Brasil. De modo complementar, busca-se conhecer o contexto da formação em saúde e da prática médica no Brasil, no século XIX; avaliar a influência das propostas reformadoras de Pierre-Jean-Georges Cabanis na constituição das primeiras instituições de ensino superior em saúde no Brasil, além de analisar criticamente os desenhos curriculares da formação médica no século XIX.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Marcelo Nunes Dourado Rocha
Quantidade de Integrantes: 
4