Feminaria Musical ou epistemologias feministas em música no Brasil V: etnografias, saberes e vivências poético-musicais

Ano de Início: 
2018
Resumo: 

Em seu 6o ano de existência, o presente projeto tem como objetivo geral dar continuidade ao mapeamento da produção de conhecimento sobre mulheres e música no Brasil, considerando a sua diversidade (étnico-racial, cis e trans, de orientação sexual, geracional, regional, de classe social, dentre outros marcadores sociais da diferença). O mesmo pretende aprofundar os dados obtidos nestes anos de pesquisa sobre a produção analisada (recorte temporal de 1983-2013), atualizando os mesmos ao incluir o recorte temporal de 2014-2017, na análise de anais das principais associações brasileiras de música, tais quais, ABET, ABEM e ANPPOM e periódicos qualificados da área, nosso 1o plano de trabalho, que problematiza: o que (não) se produz sobre mulheres e música no Brasil?, de que forma se dão estas produções de conhecimento que têm sido encontradas e devidamente incluídas no nosso banco de dados, ainda que sejam poucas e emergentes?. Além disso, seguiremos com o 2o plano de trabalho, sobre compositoras atuantes em Salvador na atualidade, quem são e como se dão as produções artísticas das compositoras atuantes no cenário soteropolitano da atualidade, incluindo os vários movimentos emergentes nos últimos anos, tais quais, o Som das Binha: ciranda sonora de mulheres, Sonora: ciclo internacional de compositoras, Ânima, dentre outros. Apresentamos ainda o 3o plano de trabalho sobre a memória da Feminaria Musical (FM): grupo de pesquisa e experimentos sonoros, que desde 2012 vêm realizando diversas ações que articulam pesquisa e extensão, dentre oficinas, palestras, interlocuções, publicações, vivências e o que classificamos de performances poético-musicais, totalizando cerca de 50 ações ao todo, incluindo a organização e realização de diversos eventos no âmbito da UFBA e fora, fortalecendo importantes interlocuções em comunidade, como com o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas ? GRUMAP e a comunidade do histórico Terreiro do Gantois. Tais ações e produções serão devidamente atualizadas, catalogadas e organizadas a partir da memória do grupo e dos materiais produzidos tais quais vídeos, gravações, artigos e registros fotográficos, com fins de análise e reflexão teórica sobre nossas práticas. Vale ressaltar que várias das ex-bolsistas e colaboradoras da FM hoje estão cursando o mestrado e/ou doutorado e/ou já são doutoras, e que, inspiradas por suas experiências na FM, seguem focando em suas pesquisas o tema de gênero em música, numa perspectiva interseccional, retornam ao grupo como tutoras e colaboradoras. Esta ação fomentará novas produções de artigos, vídeos e organização de nossas composições musicais e poemas criados todos coletivamente para nossas ações e performances. A sistematização do nosso banco de dados foi iniciada ano passado e será devidamente atualizada. Compreendemos a temática mulheres e música como parte indissociável da articulação epistemológica entre os estudos de gênero, das relações étnico-raciais, das sexualidades, classe social, geração, acessibilidade e outro marcadores sociais que estão presentes no campo do fazer musical e de sua produção de conhecimento.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Laila Andresa Cavalcante Rosa
Quantidade de Integrantes: 
2