Formação Interdisciplinar em História, Matemática e Ciências Naturais: A Teoria Antropológica do Didático para uma Integração das Contribuições Africanas e Povos da Diásporas às Práticas de Professores(as)

Ano de Início: 
2019
Resumo: 

Após alguns anos da promulgação da lei 10.639/2003, mesmo considerando os esforços de diversos setores da sociedade e governamentais, as relações etinicorraciais, ainda emerge no âmbito educacional de modo um tanto folclórico. Implicitamente, isto revela uma tensão entre diferentes saberes uns considerados válidos institucionalmente outros não. Essa problemática desencadeou em reflexões sobre a necessidade de estudar processos de descolonização epistemológica e didática. Nesse projeto, busca-se analisar as influências de um modelo epistemológico de referência (MER) para formação docente inicial e/ou continuada, pautada na noção de multiculturalidade e interculturalidade, de modo a integrar a educação das relações etnicorraciais a partir de questões político-sociais nas práticas didáticas de professores e/ou futuros professores de Matemática, ciências Naturais e História. Este trabalho se justifica pelo fato da formação docente ainda ser, devido sua importância, um ponto crítico, no que se refere especialmente a aspectos da Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana que devem ser horizontalmente elementos das diferentes áreas de ensino. Para a construção do referido MER, utiliza-se como praxeologia de pesquisa a Engenharia Didática do percurso de estudo e pesquisa, tendo como forma de construção de dados, a experimentação de percursos formativos, entrevistas e observações diretas. Espera-se que a partir dessa investigação, seja possível apresentar à comunidade cientifica, e especialmente as comunidades escolares resultados das implicações dessa proposta, trazendo outras reflexões sobre modelos baseados em aprendizagem por investigação pautados em questões político-sociais, além da valorização dos saberes dos povos afro-brasileiros africanos, e a devolução para a sociedade de percursos de estudo e pesquisa na forma de sequências didáticas, acompanhadas de suas respectivas análises por meio da publicação de um livro.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Luiz Marcio Santos Farias
Quantidade de Integrantes: 
8
Instituições Financiadoras: 
UFBA - Universidade Federal da Bahia