Gestos críticos: teoria e arte anticoloniais nos Trópicos

Ano de Início: 
2018
Resumo: 

Neste projeto de pesquisa propõe-se uma revisão sobre a teoria anticolonial no Brasil concomitante à análise de obras artísticas que exercitem o gesto crítico de reescrita da história. Sem pretender filiações conceituais uníssonas, a ideia de cultura abarcará gestos político-estéticos que reveem paradigmas críticos, historiográficos, imagéticos (nos diversos campos da arte ou da história); ou que capturem autores que promovam a descontinuidade no literário provocando, assim, a contínua expansão do campo para além dos formatos tradicionais; ou de narrativas/ obras que abordem a história do Brasil buscando sublevações poético-políticas. Interessa-nos todo tipo de produção que problematiza a permanência do colonial em vários níveis da vida. Para tanto, autores como Frantz Fanon, Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Enrique Dussel, João José Reis, Manoela Carneiro da Cunha, Kabengele Munanga, Silviano Santiago, dentre outros, nos auxiliarão a pensar em outras dimensões valorativas para lidarmos com o lugar de produção e de experiência brasileiros e latino-americanos. Alinhavar afinidades que encontram ? no trato com a memória nacional ? a vontade de reverter um projeto de matrizes colonialistas que se recicla de tempos em tempos, focar no trabalho daqueles que pensaram na contramão do sistema hegemônico resistindo à supremacia dos saberes e dos comportamentos nos fará meditar sobre as manifestações anticoloniais espalhadas pelo território nacional.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Ana Lígia Leite e Aguiar
Quantidade de Integrantes: 
5