Historicidades dos Processos Comunicacionais

Ano de Início:

A Rede de Pesquisa Historicidades dos Processos Comunicacionais reúne grupos de pesquisa brasileiros dedicados ao estudo do tempo como categoria para compreensão dos fenômenos e produtos da Comunicação. Integram a Rede grupos de pesquisa de 9 programas de pós-graduação em Comunicação no Brasil (Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal do Piauí e Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal de Pelotas e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Seu objetivo é consolidar a cooperação científica entre esses investigadores, que já há algum tempo têm se reunido e desenvolvido um debate produtivo em torno de questões relacionadas à historicidade dos processos comunicacionais como tempo, espaço, gênero, testemunho, memória, narrativa, experiência, contexto, acontecimento, convenção, cânone, identidade. Desde 2015, quando a rede foi instituída, são realizados dois encontros por ano. A partir do segundo ano, os eventos passaram a ser centrados numa temática específica previamente definida. A primeira foi ?Contextos?, que resultou em um dossiê intitulado ?Historicidade dos Processos Comunicacionais: Contextos?, publicado pela Revista Famecos. A Rede Historicidades é coordenada pelos professores Bruno Souza Leal (PPGCom/UFMG), Itania Maria Mota Gomes (PósCom/UFBA) e Ana Paula Goulart (PPGCom/UFRJ).

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Itania Maria Mota Gomes
Quantidade de Integrantes: