A imagem e os processos híbridos na arte contemporânea

Ano de Início: 
2010
Resumo: 

Este projeto apresenta-se como um espaço de pesquisa a partir da criação e reflexões no campo das artes visuais. Para tanto, os estudos são conduzidos por experiências desenvolvidas em práticas de laboratório-atelier e espaços expositivos; em consonância com conceitos operacionais e teorias implicadas na pesquisa individual de cada componente do Grupo de Pesquisa em Arte Híbrida. Dessa maneira, propomos desenvolver uma reflexão sobre a produção de imagens que transitam entre o banal, o tradicional e o ficcional. Ao verificar uma descontinuidade nos processos de criação artística, percebemos que o caráter híbrido está relacionado com uma experiência individual, vivida no cotidiano, associada às questões sociais e tecnológicas. A instauração da dúvida numa imagem fotográfica define o campo de investigação, contrapondo os princípios de verdade estabelecidos pela fotografia documental. Meu principal objetivo como artista e pesquisador é estudar o comportamento das imagens presentes em nosso cotidiano e sua relação com alguns materiais simbólicos usados em sua composição, assim também nas ações de deslocamento físico ou conceitual dos seus elementos. As estratégias artísticas estabelecidas por mim pressupõem alterações nas qualidades das imagens fotográficas; assim, o uso de suportes não convencionais e situações de apresentação adversas garantem uma instabilidade ou mesmo desaparição da imagem. Trata-se de uma investigação que questiona a memória e a percepção dos fatos que presenciamos em nosso dia-a-dia.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Eriel de Araújo Santos
Quantidade de Integrantes: 
12
Instituições Financiadoras: 
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia