Inglês como língua franca: crítica, atitude e identidade

Ano de Início: 
2010
Resumo: 

O objetivo geral do projeto é criar um núcleo de estudos, investigação e produção de conhecimento, ancorando-se em análises profundas do processo de expansão e consolidação do inglês como língua franca da atualidade e suas implicações político-pedagógicas para o nosso contexto de ensino e aprendizagem. A partir de um sólido levantamento bibliográfico, almeja-se, dentre outras coisas, a compreensão de como o inglês tem se desenvolvido mundo afora e de que forma sua expansão nos afeta na posição de formadores de futuros docentes de língua inglesa, visando à configuração de um arcabouço teórico que forneça subsídios para o lançamento de propostas de educação docente e pedagogias locais baseadas na atual condição de se ensinar uma língua franca em países como o Brasil. Com seus estudos críticos sobre e para o tema geral, ILF, o grupo pretende ainda contribuir para a discussão e avaliação curriculares a respeito da formação de futuros professores de ILF, a implementação de projetos de avaliação de materiais instrucionais de língua inglesa existentes, a produção de materiais alternativos, interculturalmente sensíveis, desprovidos de posturas hegemônicas e/ou motivações etnocêntricas, assim como para a consolidação de intercâmbios com outros centros de pesquisa focados em áreas afins em um espaço acadêmico de constante reflexão.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Domingos Sávio Pimentel Siqueira
Quantidade de Integrantes: 
14