Inglês como língua franca, pedagogia crítica e formação docente

Ano de Início: 
2018
Resumo: 

O objetivo maior do projeto é trabalhar sob uma perspectiva crítica na formação de professores de língua inglesa em nível tanto local quanto global, tendo como pano de fundo a condição deste idioma como língua franca e as implicações políticas, ideológicas e pedagógicas do fenômeno. A âncora do projeto é o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Letras do Instituto de Letras da UFBA (NUPEL) que conta com dezenas de professores de inglês em formação, todos oriundos dos cursos de Letras da referida universidade, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, mestrado e doutorado. Busca-se através de estudos teóricos e incursões práticas em parceira com uma instituição internacional localizada no Reino Unido, a Goldsmiths University of London, promover a formação do professor de língua inglesa contemporâneo engajado com uma pedagogia emancipatória que possa, entre outras questões, contribuir para a formação cidadã dos aprendizes e futuros usuários da língua atualmente mais difundida do mundo.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Domingos Sávio Pimentel Siqueira
Quantidade de Integrantes: 
4