Itinerâncias universitárias: trajetórias de estudantes de comunidades tradicionais e extrativistas na vida universitária

Ano de Início:

Pesquisa que objetiva conhecer os diferentes percursos e práticas que estudantes oriundos de comunidades tradicionais e extrativistas desenvolvem quando ingressam na Universidade Federal da Bahia. As experiência de ensino, pesquisa e extensão nos Bacharelados Interdisciplinares tem possibilitado reflexões sobre os diferentes modos de viver e construir a formação na universidade atualmente, em particular para estudantes provenientes de realidades distintas, tais como os de comunidades tradicionais. É crescente o número de pessoas de baixa renda, afrodescendentes e indígenas, oriundos de comunidades tradicionais que tem adentrado o mundo universitário nos últimos anos e isto requer um estudo que favoreça conhecer como ocorre o diálogo entre esses diferentes saberes e as práticas desenvolvidas. A pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, busca acompanhar os itinerários desses estudantes, suas práticas cotidianas ? de sociabilidade, de ensino, de organização social, através da observação nos diferentes espaços onde se desenvolvem, e de entrevistas narrativas com os estudantes interlocutores da pesquisa. A primeira parte da pesquisa se deteve sobre a história de formação dos estudantes, da escola básica ao ingresso na Universidade , bem como sobre o diálogo entre saberes. As entrevistas narrativas foram a estratégia predominante nesta parte. A partir de 2019, outra parte da pesquisa se desenvolverá no intuito de analisar as práticas/ações/realizações que estudantes indígenas e quilombolas desenvolvem na Universidade através do acompanhamento e registro nos diferentes espaços, fóruns e organizações existentes. Espera-se, com o estudo, conhecer o modo como estes estudantes tem construído a formação no ensino superior e compreender diferentes formas de estar e de fazer universidade no momento atual de mudanças por que passa a Instituição em questão, a partir das políticas sociais que tem contribuído para mudanças significativas no ensino superior.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Adriana Miranda Pimentel
Quantidade de Integrantes: