A pesquisa tem como objetivo analisar como os recursos territoriais (materiais e imateriais)são utilizados no quadro do desenvolvimento territorial, destacando a governança e a promoção dos produtos e do territórios, nos quais se situam os sistemas de produção. A diferenciação de produtos baseados em identidade territorial e cultural, expressada por marcas coletivas, representa um ganho de vantagem competitiva, constituindo uma alternativa de grande potencial na promoção do território produtor. Os produtos representados por uma marca coletiva refletem de fato uma identificação com o território de origem nas suas dimensões simbólica, sócio produtiva, geoambiental e histórico-cultural. No final, é o capital simbólica, o saber-fazer que permite obter a notoriedade e a reputação dos produtos certificados, com base nas singularidades territoriais. A principal questão é em quais condições na atual fase do capitalismo um lugar dotado de características individuais, com o saber-fazer relacionado à tradição pode seguir formas que permitem o desenvolvimento territorial, ou se o conteúdo desses territórios-lugares são simples apropriação dos elementos materiais e imateriais.
Marcas coletivas e desenvolvimento territorial na França, Espanha e Itália: um estudo sobre a governança e promoção das marcas coletivas territoriais Sud de France (França), Galica Calidade (Espanha) e Agriqualitá (Itália)
Ano de Início:
2019
Resumo:
Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Coordenador(a):
Alcides dos Santos Caldas
Quantidade de Integrantes:
1