Metodologia de Pesquisa e Relevância Sociocultural: A Pesquisa Aplicada em Programas de Formação Profissional

Ano de Início:

O objetivo desta pesquisa é elaborar princípios, técnicas e abordagens de metodologia de pesquisa que adotam a relevância sociocultural como eixo determinante para a produção do conhecimento. A pesquisa é de tradição qualitativa e baseia-se em técnicas de análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observação participante e análise de conteúdo. Além de analisar as metodologias de dissertações e teses de formação profissional, a pesquisa empírica é voltada para (a) entrevistas com professores de metodologia de pesquisa em programas de formação profissional e (b) observação participante em experiências de ensino de metodologia de pesquisa no contexto de mestrados profissionais. Os resultados da pesquisa se traduzem na criação de um repertório metodológico que estabelecerá uma interlocução entre a produção acumulada de conhecimentos no campo da metodologia de pesquisa e as necessidades contemporâneas de formação profissional, que almeja estabelecer maior relevância com a prática social e cultural. Em última instância, os resultados buscam contribuir com as disciplinas de método em cursos de pós-graduação em programas de formação profissional.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Eduardo Paes Barreto Davel
Quantidade de Integrantes: