A Narrativa como Ferramenta de Mediação de Conflitos

Ano de Início:

O presente projeto tem como espaço de discussão a experiência do Observatório da Pacificação Social da Faculdade de Direito da UFBA, núcleo integrante do conjunto de práticas jurídicas e extensionistas daquele curso, constituindo hoje a principal referência em mediação de conflitos e em formação de mediadores na Bahia. A mediação hoje dispõe de técnicas apropriadas para realização da pacificação social, sendo um dos mais importantes Meios Alternativos de Solução de Conflitos (MASC's). As tecnologias que utiliza têm natureza interdisciplinar, congregando alunos e professores dos mais diversos cursos; visam, assim, promover a pacificação social e a transformação da sociedade, fortalecendo práticas de empoderamento social e de autogestão de conflitos, sempre respeitando o princípio da autonomia da vontade das partes. Partindo da análise teórica das ferramentas de mediação de conflitos, o objetivo geral do projeto é o estudo da narrativa como uma dessas tecnologias, servindo-se da própria experiência do referido Observatório nesse campo. Assim, os pesquisadores, observado o processo metodológico de circularidade entre reflexão e ação mediadora, desenvolverão seus trabalhos sob diferentes prismas comunicativos e complementares: o estudo das narrativas vivenciadas na Câmara Modelo e a exploração dessa tecnologia tanto nas capacitações em mediação de conflitos como na implantação de núcleos de medicação nas escolas, comunidades e empresas.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Antonio Sá da Silva
Quantidade de Integrantes: