Natureza da ciência: estudos sobre formação de professores e pesquisadores

Ano de Início:

Este projeto investiga propostas para o ensino de história e filosofia da ciência para estudantes e professores em formação inicial, em áreas das ciências naturais, de maneira a promover seu real engajamento cognitivo. Estão sendo testadas abordagens para o ensino de história e filosofia da ciência em diferentes universidades. Estas abordagens envolvem propostas de ensino que partem de questões socialmente relevantes para a abordagem de episódios de história da ciência e, então, para a colocação de questões epistemológicas a partir de tais episódios, assim como metodologias de projetos, entre outras estratégias. O projeto também visa ao desenvolvimento e teste de materiais instrucionais e seqüências didáticas sobre contéúdos específicos de história e filosofia das ciências. Outro estudo em andamento busca relacionar as concepções epistemológicas de professores de ciências do ensino fundamental e de professores da educação infantil com suas concepções e práticas de educação ambiental.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Charbel Nino El Hani
Quantidade de Integrantes: