O principal objetivo é transmitir conhecimentos necessários à formação do estudante, usando os filmes como instrumento pedagógico no ensino da administração, secretariado executivo e gestão social. Para tal, será necessário catalogar filmes que abordem temas pertinentes a áreas gerenciais, comentando-os e detalhando-os de forma que promovam fomento à pesquisa e a aprendizagem em áreas correlatas. A proposta advém do levantamento preliminar de pesquisas sobre os usos dos filmes na aprendizagem no nível superior, da ausência de publicações específicas sobre o tema para área em questão, e das práticas dos usos destes nas disciplinas desses cursos nas modalidades de pesquisa e avaliação. Considerando a carência de pesquisas que relacionem o filme à aprendizagem nos cursos, a proposta tem pertinência para a investigação da temática com vistas à ampliação de seus usos também em áreas afins. Já foram feitas experiências exploratórias desenvolvidas como atividades extensionistas desenvolvidas pelo NAGE, sob coordenação dos professores Karine Freitas e João Marcelo Barreto, quando fizeram três edições do Cine Debate registradas na PROEXT. Este estudo se baseia em teorias de ensino-aprendizagem no nível superior, da sociologia da imagem e em conteúdos relacionados ao campo dos cursos focalizados neste projeto. Há uma carência de investigações que cooperem identificar filmes cujos conteúdos disciplinares e transversais colaborem para a formação dos futuros profissionais, de modo que possam assimilar os conteúdos teóricos específicos das disciplinas que integram a estrutura curricular de seus cursos. Em consequência, outras áreas do conhecimento poderão ser beneficiadas pela pesquisa.
O Filme como Instrumento Pedagógico nos Cursos de Administração, Secretariado Executivo e Gestão Social
Ano de Início:
2018
Resumo:
Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Coordenador(a):
Karine Freitas Souza
Quantidade de Integrantes:
2
Instituições Financiadoras:
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico