O Gestor e o Trabalho no Contexto Universitário

Ano de Início:

O presente estudo se insere dentro de um projeto de pesquisa mais amplo voltado para compreensão de um do uso e efetividade de práticas de gestão e sua relação com o desempenho institucional no contexto de uma IES, aprovado pela CAPES no âmbito do Programa Nacional de Pós Doutorado. Percebe-se que o esforço observado na expansão, aparelhamento e resignificação da universidade pública parece não ter sido acompanhado por uma discussão mais profunda sobre as transformações na estrutura gerencial e na organização do trabalho que são necessárias para a sustentação dessas organizações. Igualmente silente mostra-se a teoria sobre a ação e qualificação do gestor universitário e sua importância para a efetividade das políticas e práticas de gestão. Esse projeto busca desenvolver um conjunto conceitual que permita a melhor compreensão dos problemas gerenciais enfrentados pela universidade. O estudo tem três objetivos específicos :1)Avaliar a auto percepção de eficácia dos gestores no desempenho de suas atividades gerenciais; 2) Identificar o conceito do que representar ser um bom gestor para os funcionários administrativos; 3)Compreender os usos e a distribuição do tempo dos gestores universitários na realização das suas ações cotidianas. A realização dos objetivos traçados para este estudo impõem a utilização de um procedimento multi-método que contempla a coleta de dados quantitativos através da aplicação de um questionário do tipo survey, bem como a coleta de dados qualitativos via a técnica de análise de diários. Estas atividades estarão associadas ao recolhimento e análise de material documental sempre que pertinente.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Adriano de Lemos Alves Peixoto
Quantidade de Integrantes: