O Processo de alfabetização de crianças participantes do Programa Bolsa Família

Ano de Início:

O presente estudo consiste em uma análise do processo de alfabetização, especialmente sobre a aquisição da escrita, de crianças em condição de pobreza e extrema pobreza, que participam do Programa Bolsa Família (PBF), por meio de uma reflexão crítica sobre a complexa articulação pobreza e escolarização. Esse estudo, à luz de uma perspectiva histórico-crítica, buscará analisar o processo de alfabetização de crianças em situação de pobreza e extrema pobreza que recebem o benefício do Programa Bolsa Família; identificar e caracterizar alguns aspectos do processo de alfabetização de crianças beneficiadas pelo PBF no que se refere à linguagem escrita; identificar o perfil sociodemográfico das crianças como: faixa etária, problemas de saúde, peso, altura, vacinação, frequência escolar; compreender como o professor avalia o processo de alfabetização das crianças e como ele enxerga a contribuição do PBF para esse processo. O percurso metodológico caracteriza-se por um estudo qualitativo, para tanto, a coleta de dados ocorrerá através de entrevista semiestruturada e análise documental. A instituição escolar pública fornecerá os dados das crianças beneficiadas pelo PBF e os documentos que serão analisados. A escolha das três crianças que participarão desse estudo será feita a partir de critérios de interesse da pesquisa (ser participante do PBF e frequentar regularmente a escola), levando em consideração o aval das famílias para a participação na pesquisa. Caso existam mais de três crianças na condição mencionada, será realizado um sorteio. Esperamos com este estudo trazer contribuições para uma melhor compreensão da alfabetização de crianças em situação de pobreza e extrema pobreza.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Elaine Cristina de Oliveira
Quantidade de Integrantes: