O tear, o tecer e o tecido

Ano de Início: 
2012
Resumo: 

O tear, o tecer e o tecido O projeto é resultado de um estudo de natureza interdisciplinar que articula conteúdos do universo das artes e das ciências humanas para discutir o processo que tem permitido às culturas populares, inserir suas narrativas no tecido social. Evocando a metáfora do tecelão que tece tramas simbólicas, percorre trajetórias teóricas que contribuem para fazer compreender que a vida em sociedade é também produto do trabalho de vários tecelões. Os conceitos de jogo e de performance, propostos por Johan Huizinga e Erving Goffman, respectivamente, são peças chaves para elucidar as ações desencadeadas pelas tradições populares brasileiras para perpetuarem suas memórias, na medida em que são mecanismos utilizados pelas performances e seus brincantes para fixação de suas narrativas e memórias. Por outro lado, a compreensão de que as tradições populares visam transformar suas memórias em cultura institucionalizada, permitiu entender que tecido social o atual estágio de institucionalização da cultura tem confeccionado. O entendimento das articulações produzidas pelas entidades que se destacam no processo de institucionalização da cultura realizadas pelas políticas culturais públicas desencadeadas Por fim, o estudo de caso enuncia-se como forma de elucidar como o jogo e a performance cultural, teares humanos, auxiliam as culturas populares a participar da confecção do tecido social. Participam: Graduação: Carla Aparecida Lucena Soares Jamilson Oliveira de Sousa Mestre: Adriana França Souza Mestranda: Inadja Elizabete Nogueira Souza Vieira Doutorado: Emilena Sousa dos Santos Marie Lea Orfinger Paulo Andrade de Magalhães Filho Intérpretes de Memórias Esta proposta é produto do trabalho do Grupo de Pesquisa em Performances e Memórias - Performe que estuda a possibilidade de entendimento da performance como estratégia de manutenção de memórias e desenvolve metodologia para o ensino de arte, resultando num processo que utiliza elementos constitutivos da vida cotidiana como mecanismo de preparação de habilidades requeridas à formação do performer. Além de compreender que performances cotidianas são substrato de performances culturais e que estas últimas têm se configurado em estratégia de manutenção de memórias particulares, entende-se que memórias corporais presentes nas performances sociais de grupos concretos podem se constituir na base para uma formação interdisciplinar em artes. A intensificação do caráter dramático inerente às performances sociais cotidianas se constitui na base de apoio de processo formador que visa o treinamento de habilidades. Memórias sonoro-corporais presentes no cotidiano são evocadas como ponto de partida para a criação de balé sonoro a partir dos elementos narrativos encerrados no corpo. A ressignificação dos elementos simbólicos do cotidiano dá cadencia ao treinamento de habilidades necessárias à passagem da performance social cotidiana à performance artística, permitindo, aos portadores dessas memórias, reconhecerem a contribuição de habilidades oriundas das suas vivências na elaboração de produto artístico. Neste sentido, extensão e pesquisa se articulam para enunciar que o realce do caráter dramático inerentes aos processos interativos, por um lado se constitui em estratégia de manutenção de memórias, por outro aciona memórias corporais que permitem o domínio de um fazer-saber que habilita intérpretes de memórias. Participam: Graduação: Daiana dos Santos Lima Paim Leandro da Conceição Santos Maria Damares Reis Mestrado: Maurício Jesus Oliveira.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Adalberto Silva Santos
Quantidade de Integrantes: 
8