Organização do Comer: Cultura, Empreendedorismo e Alimentação

Ano de Início: 
2019
Resumo: 

Comer é uma prática vital do ser humano. Para comer é necessário alguma organização. Sem os sentidos, sociabilidades e simbologias do comer e da comida não conseguimos organizar essa prática. Então, cultura, organização e alimentação estão entrelaçados e exigem recorrente empreendedorismo para dinamizar tradições, energizar territórios, criticar valores e repensar hábitos. O objetivo desta pesquisa é investigar a organização do comer como um campo sociocultural e interdisciplinar nutrido por múltiplas práticas. A pesquisa explora e desenvolve conhecimento sobre o comer como prática histórica, narrativa, inovadora, espacial, política e simbólica de organização, se valendo de metodologias qualitativas variadas e objetos empíricos diversos. A principal contribuição desta pesquisa é enriquecer um conhecimento atualmente escasso sobre o mundo organizacional da alimentação: organizar o comer envolve o passado, a narrativa, a inovação, o espaço, a política e o simbolismo. Ampliar o foco para além do processo linear de gestão de restaurantes e do fazer excepcional dos chefs, nos permite entender a complexidade, a riqueza e a sutileza da organização do comer e de quanto essa organização é essencial em nossas vidas e nas economias baseadas na cultura.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Eduardo Paes Barreto Davel
Quantidade de Integrantes: 
30