Os Musicais no Brasil: Cinema e Televisão

Ano de Início:

Com apoio do Edital Universal CNPq 14/2013, O objetivo basilar desse projeto é a criação de uma rede interdisciplinar de pesquisa, gestada e gerida no Póscom-UFBA, visando à sistematização e à difusão de conhecimento acerca dos musicais no Brasil em suas dimensões cinematográfica e televisiva nos domínios da ficção e do documentário, da origem do cinema sonoro até os dias de hoje. Pretendemos realizar uma cartografia analítica da produção de musicais no Brasil, tentando entende-los tanto como obras singulares quanto em conjunto e a partir de seus contextos históricos. Identificar as espécies e modelos narrativos dominantes, os produtos de maior sucesso de bilheteria e os filmes que acumulam maior capital artístico. Perceber de que maneira a musicalidade e as danças regionais foram transpostas para as telas e até que ponto estes modos de fazer construíram ou reproduziram convenções capazes de unificar todas estas obras sob uma denominação comum. Desejamos, enfim, entender como essa classe de filmes responde aos desafios do tempo e às necessidades estéticas e históricas deste novo século.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Guilherme Maia de Jesus
Quantidade de Integrantes: