Percepções na Dança: estudos sobre a enação no campo da dança com mediação tecnológica por meio de modelos cognitivos.

Ano de Início:

Esta pesquisa está inserida no campo da dança com mediação tecnológica, a qual compreende configurações artísticas criadas pela implicação das novas mídias na construção e execução das ações do agente envolvido (bailarino-improvisador). Analisando o campo, surgem algumas inquietações quando se considera as especificidades de sensações, percepções e ignições sensório-motoras no sujeito agente da ação em virtude do embate do corpo com esses dispositivos e sistemas digitais, uma vez que nesse ambiente surgem, por exemplo, outros níveis de relação espaço-temporal, distintas possibilidades de interação dos bailarinos entre si e entre eles e os próprios dispositivos computacionais, novas camadas semânticas que podem ser construídas e controladas pela própria ação do bailarino, dentre outros aspectos. A dança que interessa para esse projeto é a improvisação, tal delimitação do campo de estudo foi escolhida por ser uma atuação/composição realizada em tempo-real e, portanto, coerente com o sistema computacional que busca estabelecer um ambiente sensível e dinâmico para promover o diálogo entre o agente em ação (improvisador) e o meio digital. Diante desse cenário, parece oportuno investigar os processos perceptivos dos sujeitos (improvisadores) imersos nesse contexto - portanto situados-, o qual é mediado pelas novas tecnologias. Através desse estudo sobre a percepção, pretendemos compreender como a dança com mediação tecnológica pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de criação impactando na inovação de configurações artísticas e de estéticas, e ainda, quais caminhos são eficazes para processos de aprendizado desse campo. O objetivo desse projeto está em conseguir elaborar modelos cognitivos específicos para o estudo da percepção em contextos de improvisação em dança mediada pelas novas tecnologias.Tal investigação será conduzida à luz das teorias da Cognição Situada (Situated Cognition), a qual parece ser o pilar (ou um dos) mais importante da literatura sobre Cognição Corporificada (Embodied Cognition). A Cognição Situada, pode ser compreendida como um processo no qual o fluxo de informação afeta o corpo e o mundo em um continuum envolvendo, inerentemente, a percepção e a ação. Tal base teórica demonstra um grande potencial para a investigação da improvisação em dança, a qual intensifica o processo perceptivo e a cognição do bailarino, uma vez que esse depende de sua implicação dinâmica e em tempo real com o contexto para propiciar a existência da obra. Essa pesquisa está fundamentada nos estudos da mente corporificada (embodied mind) e do conceito de enação (Varela et al , 1991), da percepção/ação e variedades de presença propostos por Alva Noë (2006, 2012); no entendimento de acoplamento e o conceito de artefato cognitivo colocados por Andy Clark (1998, 2003), na distinção de imagem e esquema corporal propostos por Shaun Gallagher (2005) e na compreensão de ?novas mídias? proposta por Mark Hansen (2006). Trata-se de uma pesquisa teórico-prática e interdisciplinar, contando com experimentos de modelos cognitivos e análise de movimento e de comportamento no sistema. Os experimentos práticos serão realizados com bailarinos-improvisadores (alunos de graduação e pósgraduação) membros do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, o qual coordeno e que possui um laboratório com a infra-estrutura necessária para implementação de sistemas dessa natureza. Ademais, contaremos com eventos específicos para estabelecer fóruns de análise, reflexão e discussão com pesquisadores de outras áreas, a saber, biologia, neurociência, filosofia, psicologia e ciências da computação.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Ivani Lúcia Oliveira de Santana
Quantidade de Integrantes: