O projeto propõe investigar aspectos plásticos, sensíveis, tecnológicos e culturais que constituem o audiovisual em circulação nas redes sociais digitais, afirmando o olhar histórico sobre esses modos de produção, circulação e consumo, tendo a performance ao mesmo tempo como objeto e conceito metodológico de pesquisa. Considerando a performance como expressão empírica da experiência estética, pretende-se compreender formas da cultura audiovisual na internet num movimento contínuo de mediação e remediação entre diversos fluxos e tempos históricos. Ao mesmo tempo, busca-se desenvolver abordagem teórica e metodológica da noção de performance, como potente categoria de apreensão das experiências com o audiovisual que atravessam o YouTube e o Instagram e que têm o corpo do sujeito midiático como lugar de disputa por visibilidade. Nesse duplo investimento, a pesquisa inclui: a) formulação de uma cartografia de performances que constituem formas materiais dessas redes sociais digitais, identificando padrões de ruptura e restaurações com outras matrizes midiáticas; e b) constituição de um protocolo de análise empírica da performance em articulação com audiovisualidades. Como chave teórico-metodológica, investe na articulação entre referenciais dos estudos culturais e da estética. São centrais para esta abordagem o conceito de performance, a apropriação da mise-en-scene e do gênero midiático enquanto mecanismos operativos da performance, articulados aos conceitos de tecnicidades, afeto e mediações.
Performance como dimensão de apreensão da cultura audiovisual nas ambiências digitais
Ano de Início:
2019
Resumo:
Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Coordenador(a):
Juliana Freire Gutmann
Quantidade de Integrantes:
8
Instituições Financiadoras:
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico