Pesquisa-ação para melhorar a prática docente no componente curricular Estudos sobre a contemporaneidade

Ano de Início: 
2018
Resumo: 

O projeto dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA trazem impositivos institucionais sob a forma de objetivos curriculares inovadores a serem cumpridos em cada um dos componentes curriculares, em particular, nos componentes "Estudos sobre a contemporaneidade" I e II. Lecionar esses componentes temáticos e interdisciplinares constitui-se num desafio para o docente nas suas atividades de ensino e pesquisa, por um lado, para oferecer aos estudantes oportunidades para reflexão e debate sobre as transformações da sociedade contemporânea globalizada em que vivemos, por outro, para lhes oferecer oportunidades para conhecer, dominar e praticar as tecnologias digitais de leitura e escrita que constituem parte das TIC que estruturam e ambientam essa mesma sociedade contemporânea globalizada. Encontramos na pesquisa-ação uma metodologia de pesquisa que consideramos adequada e apropriada para o planejamento, a execução e a avaliação da nossa prática docente no âmbito dos "Estudos sobre a contemporaneidade", visando a sua contínua melhoria, com base na nossa própria experiência e reflexão.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
André Luís Mattedi Dias
Quantidade de Integrantes: 
2