Práticas e representações do cuidado: Estudo intercultural e comparativo em populações afrodescendentes no Brasil e em Portugal

Ano de Início:

As migrações, ao mesmo tempo em que deslocam indivíduos, grupos e culturas e proporcionam relações e influências culturais entre os vários grupos, contribuem para modificar as suas representações e seus comportamentos sexuais e de saúde. Não ter em conta a cultura cria obstáculos para implantação de cuidados adaptados e efetivos, para a promoção de comportamentos saudáveis, para a construção de vínculos entre profissionais e sujeitos do cuidado, assim como, fortalece preconceitos e atitudes discriminatórias. Ainda são raros os estudos que buscam apreender e analisar as representações sociais e culturais e as práticas de cuidados de maneira comparativa entre as diversas populações que descendem do povo africano. A abordagem comparativa e intercultural entre Brasil e Portugal é especialmente significativa. Visando contribuir para o conhecimento de problemas e de especificidades da população afrodescendente no que tange ao cuidado com os seus corpos, a sexualidade e a prevenção, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Como os contextos culturais influenciam nas práticas e representações do cuidado em saúde e em que medida imprimem novos modos de cuidar? Com vistas à resposta do referido questionamento, foi delimitado como objetivo: analisar práticas e representações de cuidados com o corpo e a sexualidade de populações afrodescendentes em contextos culturais do Brasil e Portugal. Trata-se de pesquisa do tipo quanti-qualitativa, fundamentada em princípios da Teoria das Representações Sociais e da Teoria Inter/multiculturalidade. Para a produção dos dados empíricos serão utilizadas técnicas projetivas (Evocação Livre de Palavras, Desenho-Estórias com Tema), Entrevista Narrativa, Entrevista semi-estruturada e Inquérito Sócio-demográfico. Os dados serão analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática de Bardin (2004), Análise do Desenho Estória por Coutinho (2001), a Análise Fatorial de Correspondência através do Software Tri-deux-Mots. Os dados serão coletados em bairros alta incidência de população afrodescendente dos municípios brasileiros pesquisados e, com residentes em bairros donde habitam imigrantes de países africanos em Portugal. Serão investigados mulheres e homens afrodescendentes, inseridos nos contextos escolhidos. A pesquisa respeitará os princípios éticos estabelecidos pela Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Espera-se que os resultados da pesquisa possibilitem um redirecionamento na prestação de cuidados com o corpo e a sexualidade na cultura de afrodescendentes com base na compreensão da sua relação com o corpo e a sexualidade e no respeito da diversidade das crenças, das visões sobre o viver, adoecer, proteger e morrer e na promoção de cuidados culturalmente competentes. A partir da cooperação estabelecida para desenvolvimento desta pesquisa espera-se pela consolidação do desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; construção de novos projetos/ pesquisa bicêntrica/multicêntrica, com possibilidade de ampliar a troca entre pesquisadora(e)s, professora(e)s e estudantes graduação e de pós-graduação e a construção de uma rede colaborativa de estudos e pesquisa em saúde sexual e reprodutiva, sob uma perspectiva de gênero, incluindo a especificidade de populações afrodescendentes, com possibilidade de ampliação nacional e internacional.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Mirian Santos Paiva
Quantidade de Integrantes: