Programa Promoção da Saúde em uma área remanescente de Quilombo: produção artística, educação popular e planejamento intersetorial em Saúde em Maragogipe-Bahia-Brasil

Ano de Início:

O objetivo do Programa é oferecer atividades de extensão universitária aos alunos dos Bacharelados Interdisciplinares do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA) e demais cursos de graduação da UFBA na linha da Promoção da Igualdade Racial, através do enfoque na Promoção da Saúde e na Qualidade de Vida, através do desenvolvimento de ações de Educação popular em saúde, atividades artísticas, ações de Planejamento participativo, e ações intersetoriais de saúde em uma comunidade residente em área remanescente de Quilombo (Maragogipe-Bahia), em 2013. O programa será desenvolvido em parceria com a Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde (DGETS) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), órgão responsável pelo projeto MOBILIZASUS, com experiência na realização de debates sobre concepções de Estado, políticas públicas e de saúde, práxis dos movimentos sociais, participação popular e controle social, educação popular em saúde. Baseado nos princípios da pesquisa-ação, o programa pretende problematizar concepções e práticas de saúde, visando o empoderamento dos diversos sujeitos e a promoção da saúde em seus territórios, ao tempo em que estimula a conformação de redes solidárias. A metodologia utilizada articula a produção artística (peça teatral sobre ?Direito à saúde?) com um Planejamento participativo, que implica a identificação, seleção e enfrentamento de problemas de saúde da população quilombola.Do ponto de vista acadêmico, articula o ensino, a pesquisa e a extensão, possibilitando a interação e difusão do conhecimento científico em uma perspectiva interdisciplinar, ao tempo em amplia a formação dos alunos dos cursos de graduação da UFBA.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Rita de Cássia Franco Rêgo
Quantidade de Integrantes: