Projeto ALiB - Atlas Linguístico do Brasil

Ano de Início:

O Projeto Atlas Lingüístico do Brasil é um projeto de caráter nacional e de natureza interinstitucional, congregando 15 instituições universitárias, que tem como objetivo principal a elaboração do atlas lingüístico do Brasil, no que se refere à língua portuguesa. Metodologicamente se insere na linha da geolingüística pluridimensional contemporânea, buscando o levantamento não só diatópico, mas também diastrático, diageracional, diafásico e diagenérico. Prevê a recolha do corpus em 250 localidades, a informantes dos dois sexos, de duas faixas etárias e, nas capitais, de dois graus de escolaridade. É coordenado por um Comitê Nacional, composto de professores/pesquisadores de sete universidades brasileiras. A participação no projeto dá-se na informatização da cartografia, que requer a elaboração do projeto cartográfico das cartas lingüísticas bem como da sua integração com um banco de dados em ambiente SIG, que possa gerenciar os dados coletados em campo e disponibilizar estes dados com o intuito de disseminar as informações adquiridas através dos inquéritos realizados com os informantes e a geração automatizada de cartogramas lingüísticos.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Ana Regina Torres Ferreira Teles
Quantidade de Integrantes: