Projeto Atlas Linguístico do Brasil

Ano de Início:

Projeto interinstitucional que tem como objetivo principal a elaboração do atlas linguístico do Brasil, no que se refere à língua portuguesa. Metodologicamente se insere na linha da geolinguística pluridimensional contemporânea, buscando o levantamento não só diatópico, mas também diastrático, diageracional, diafásico e diassexual. CORPUS: dados recolhidos "in loco", em 250 localidades, a informantes dos dois sexos, de duas faixas etárias e, nas capitais, de dois graus de escolaridade. É coordenado por um Comitê Nacional, composto de professores/pesquisadores de seis universidades brasileiras, a saber: Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Estadual de Londrina. Os dois primeiros volumes foram publicados em 2014, pela EDUEL (cf. CARDOSO et al, Atlas Linguístico do Brasil. Londrina, EDUEL, 2014) e dois volumes seguintes encontram-se em fase preparação de originais. Financiamentos recebidos (em nome de Marcela Moura Torres Paim) Do CNPq nas seguintes modalidades: 1. BOLSAS - (i) Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UFBA e IC-CNPq, desde 2009), 2. AUXÍLIO PESQUISA - Edital Propesquisa (2011 a 2013). Da FAPESB - financiamentos para a realização de Workshops.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Jacyra Andrade Mota
Quantidade de Integrantes: