Raciocínio Computacional em prática: desenvolvendo criatividade, criticidade e logicidade nos anos finais do ensino fundamental

Ano de Início: 
2019
Resumo: 

Este projeto tem o objetivo de Identificar elementos de práticas pedagógicas e de formação de professores para estimular o raciocínio computacional em prol do desenvolvimento da criatividade, logicidade e criticidade por estudantes dos anos finais do ensino fundamental, considerando as diferentes realidades estruturais, curriculares e socioculturais das escolas participantes. A pesquisa será fundamentada no paradigma epistemo-metodológico conhecido por Design Science Research, de modo a priorizar a colaboração entre os sujeitos no desenvolvimento de artefatos didático-pedagógicos no âmbito do projeto ?Computação Desplugada Interdisciplinar?, adaptando-o às especificidades das escolas parceiras e dos anos finais do ensino fundamental, por meio de formação de professores em grupo de estudo e pesquisa, para desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas nas habilidades do raciocínio computacional; além de ações pedagógicas situadas e interdisciplinares considerando elementos culturais sem o uso de equipamentos e tecnologias digitais, com vistas à sustentabilidade ambiental e pedagógica. Espera-se contribuir para ampliação dos potenciais de ensino dos professores e da aprendizagem dos estudantes das escolas parceiras, bem como oferecer e disseminar mecanismos aos anos finais do ensino fundamental para superação de barreiras enfrentadas no acesso ao conhecimento da ciência da computação e das suas potencialidades de leitura e ação no mundo contemporâneo.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Ecivaldo de Souza Matos
Quantidade de Integrantes: 
11
Instituições Financiadoras: 
Fundação Itau Social