Relações étnico-raciais e ensino de línguas: práticas pedagógicas e materiais didáticos da/na escola de educação básica.

Ano de Início: 
2019
Resumo: 

Tomando como referência as experiências de pesquisa, extensão e ensino e as inquietações advindas delas, este projeto apresenta uma proposta integrada, que reúne objetivos comuns a algumas pesquisas, as quais pretendem investigar, por meio de ações interventivas, práticas de professores de línguas e alunos/as em escolas de educação básica e, a partir delas, produzir e analisar materiais didáticos voltados à temática das relações étnico-raciais e educação intercultural. Visa também à análise das intervenções e dos materiais produzidos, vislumbrando que possam contribuir para a construção de um acervo de pesquisas temáticas, bem como para apontar direcionamentos reflexivos sobre a necessidade de ampliação, revisão (no caso de história e cultura africana e afro-brasileira) ou mesmo elaboração de diretrizes e normativas (no caso de história e cultura indígena e educação intercultural). Em termos de metodologia, apresenta-se como uma proposta de base qualitativa, que deve dialogar com referenciais teórico-metodológicos da linguística aplicada, da formação de professores, da pesquisa biográfica, do letramento racial crítico e da pesquisa intervenção. A investigação buscar compreender a educação básica como um lócus de produção de conhecimento sobre história e cultura afro-brasileira, indígena e educação intercultural, e postula conhecer práticas pedagógicas que estejam sendo realizadas por docentes das escolas, bem como dialogar com alunos e professores sobre essas temáticas, construindo conjuntamente materiais didáticos para intervenções. Desse ponto de vista, trata-se de refletir sobre os desafios impostos por uma visão de educação que a compreende como um direito humano, e como tal, reivindica discussões acerca da diversidade étnico-racial, tal visão está também atrelada às conquistas recentes como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Tendo como campo de pesquisa o estado do Paraná, esta proposta busca se configurar como um projeto temático que abriga diferentes frentes de pesquisas que deverão se desenvolver em escolas de educação básica, buscando deslindar práticas pedagógicas, construir instrumentos e dispositivos para ouvir alunos e professores a fim de analisar, elaborar, desenvolver e aplicar materiais didáticos sobre história e cultura afro-brasileira e indígena e educação intercultural, bem como avaliar os resultados das intervenções. Tomando obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena e a educação em direitos humanos como planos de referência, esse projeto propõe a articulação entre as diferentes frentes de pesquisa que o compõem: o mapeamento de práticas, a análise de práticas, as intervenções e a elaboração de materiais didáticos.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Ione da Silva Jovino
Quantidade de Integrantes: 
11
Instituições Financiadoras: 
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico