A representação social de estudantes de países africanos sobre o racismo no Brasil

Ano de Início:

A condição dos estudantes pretos vindos de países africanos pode proporcionar um olhar externo sobre as relações raciais em nosso país, dando-nos a oportunidade de compreendermos nossas atitudes e nossos comportamentos sociais diante de um problema social que tem ganhado relevância cada vez maior nestas primeiras décadas do século XXI. Para entendermos o racismo é preciso compreendermos as representações sociais que constituem os conhecimentos do senso comum (tal como a crença na democracia racial brasileira), bem com o contexto social dos quais esses conhecimentos emergem, tendo como referência as identidades sociais. A questão geral que guia este estudo é compreender como se constituem as relações raciais no Brasil do ponto de vista de estudantes vindos de países africanos. Acreditamos que a perspectiva da alteridade pode ajudar a compreender aspectos antes despercebidos sobre o papel atribuídos às pessoas pretas na sociedade brasileira. O objetivo geral é retratar as representações sociais de estudantes oriundos de países africanos sobre o racismo no Brasil. Como objetivos específicos pretende-se buscar entender: 1 - os processos identitários oriundos de sua origem; 2 - as mudanças observadas por eles nas suas identidades sociais, a partir da chegada ao Brasil; 3 - a comparação que fazem entre a experiência de sua condição de pessoa negra em seu pais e no Brasil; 4 - testar a escala sobre racismo. Para isto, adota-se a perspectiva teórica das teorias das representações sociais, juntamente com a teoria da identidade social.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Raimundo Cândido de Gouveia
Quantidade de Integrantes: